Olá atletas saudáveis da comunidade Manguetown, tudo certinho?

Hoje iremos falar de uma das idéias revolucionárias que o Crossfit trouxe, indo de encontro a tudo(ou quase tudo) que vinha sendo feito até agora no mundo da atividade física.

Os treinos precisam ser completamente diferentes para necessidades estéticas diferentes?

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Não.

E todo Box de Crossfit é a “prova viva disto”!

No nosso Box tem casos de pessoas que perderam mais de 30kg e tem pessoas que ganharam mais de 15kg.

O Programa de treino é o mesmo para todos, e cada um tem um resultado estético diferente, alguns perdem e outros ganham peso.

“Oxente Coach, como pode? Meu instrutor de academia disse que para eu perder peso tenho que fazer 1h de esteira por dia e só fazer séries de 15-20 repetições na musculação. Além do mais meu amigo que quer ficar monstrão nem coloca o pé na esteira e não passa de 10 ou 12 repetições por exercício!”

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Pois é, para o Crossfit isso é algo sem fundamento, sabe por quê?

Por que,  antes de mais nada, o treinamento não é uma ferramenta que foi criada para fins estéticos.

Nós Coaches não somos funcionários do ramo de estética(sem desmerecer de forma alguma essa classe), somos do ramo do Fitness, logo, nosso programa não tem como objetivo principal fazer uma pessoa ganhar ou perder peso e sim deixa-la mais bem condicionada.

Os exercícios não foram “criados”, categorizados e organizados  para fazer o ser humano ganhar peso, ou ficar maior, mas sim para deixar os músculos e as articulações mais saudáveis e o ser humano mais forte!

O Treinamento aeróbio não foi profundamente estudado para fazer o ser humano ficar mais magro, mas sim, para melhorar a capacidade de desempenho do seu sistema respiratório e circulatório.

Então quer dizer que um treino de Crossfit, você não perde peso?

Óbvio que não, pequeno gafanhoto, você vai alcançar seus objetivos estéticos e de saúde, por consequência do seu esforço e dedicação, mas um treino ou uma série de exercícios não deve ser pensada com objetivos estéticos, isso é resumir e diminuir demais sua importância.

Quando seus professores, na Manguetown, prescrevem uma parte de força de agachamento eles não pensam “pronto agora vamos trabalhar a hipertrofia, dos glúteos e do quadríceps, para que todos fiquem com a coxa mais bem torneada” hahahah, claro que não!

Aquilo é prescrito com o objetivo de aumentar a força de vocês, e “só”!

Da mesma forma é um Wod muito metabólico, com muita corrida e salto na caixa: “Pronto agora vou fazer eles secarem e ficarem bem sarados”, entendem onde quero chegar?

Você alcança seus objetivos estéticos e sua saúde, mas não é assim que o treino deve ser pensado ou abordado, nem por você e nem por seu treinador.

Voltando para a pergunta inicial da postagem… é por isso que o treino de quem quer perder peso e quem quer ganhar não deve ser diferente, por que o objetivo do treino não é esse, é na verdade, te deixar mais forte, rápido, flexível, preciso, potente, resistente e etc, em outras palavras é lhe deixar mais bem condicionado.

Essa é a meta principal.

Se você deseja perder ou ganhar peso por fins estéticos ou até de saúde, isso vai ser alcançado pelos seus hábitos de vida e principalmente pela sua alimentação, quem quer perder tem que comer pra perder, quem quer ganhar tem que comer para ganhar, simples, não?

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E isso é um problema na área de Educação Física, inclusive, na faculdade sobram cadeiras sobre Hipertrofia e Emagrecimento e faltam cadeiras com o objetivo de melhorar o condicionamento, ganho de força, velocidade, agilidade, precisão, resistência cardiovascular, resistência muscular localizada e etc, a formação é muito pobre nesse aspecto.

O resultado disto são profissionais que propagam o pensamento de que a atividade física tem o fim estético.

E esse problema se estende também a sociedade que é educada para ver a atividade física desta forma, quantas pessoas num já olharam uma magrinha correndo na rua e pensaram “para quê essa mulher ta correndo,  ela já é magra”, pensamento mais absurdo do que esse é difícil.

Apenas pelo fato dela ser magra não quer dizer que ela não precise “fortalecer” seu coração ou seus pulmões.

Mesma coisa é ver um gordinho levantamento peso: “Pra que meu deus, quer ficar ainda maior é?!”

Ele levanta peso para melhorar o funcionamento dos seus ossos, articulações e músculos e não para ficar “ainda maior”. ¬¬’

Sacaram o raciocínio?

Cada corpo responde de uma forma, isso é um fato. Então você também tem que ter conhecimento do seu biotipo e da sua famosa “genética”.

Para assim ser capaz de criar metas alcançáveis, tanto de performance quanto de estética, para não ser para sempre um frustrado(a).

Mulheres com estruturas mais largas nunca serão uma Gisele Bündchen, mulheres mais magrinhas nunca serão uma Brooke Wells, sacou?

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Porém podemos tentar ser o mais saudável e bem condicionado possível de acordo com nossa realidade e estrutura corporal, que ai sim acabaremos alcançando nossos objetivos e aumentaremos nossa autoestima.

É o famoso, “quem nasceu lagartixa nunca vai ser Jacaré”, e acredite, eu sei bem o que é isso. Hahahahahaha #CoachNandoMonstrao

Exemplo é Jamie Hagiya e Chyna Cho ambas são atletas do Crossfit Games, uma é a mais “gordinha” e a outra a mais “magrinha”.

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Porém o treino vai ser sempre,  exatamente, igual para todos?

Não.

Algumas coisas tem o poder de moldar nosso treinamento de Crossfit, são elas:

Histórico de lesão, ser atleta de Crossfit, ser atleta competitivo de outros esportes, mobilidade, medos, ser um fisiculturista, traumas, assimetrias, desequilíbrios, questões hormonais e patologias, mas não, padrões estéticos não estão dentro desses fatores, ou pelo menos não deveriam estar.

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A máxima continua a mesma: quando tiver treino de força, alcance a carga proposta com a melhor técnica possível, quando for fazer os Wods dê seu máximo de forma inteligente, descanse um dia útil na semana e o domingão e se alimente bem,  que mais cedo ou mais tarde você estará satisfeito com sua saúde, seu corpo e seu condicionamento físico.

Um abraço a todos e Bons treinos!

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