Mais um ano está acabando e com isso chegam as famosas resoluções de fim de ano. Pensando em ajudar a galera que ainda não sabe o que prometer e não cumprir, decidimos juntar 10 dicas imperdíveis de como piorar ainda mais a sua saúde em 2019!

Curtiu? Prepare a sua mente para um conteúdo verdadeiramente transformador. Ou não.

1. Como piorar sua saúde: Não se exercitar!


Nada de projeto verão para você! Se o seu negócio é ficar relaxado olhando 2019 passar, não se preocupe. Sedentarismo é mais comum do que você pensa. Ele atinge milhões de pessoas no mundo todo e causa efeitos como falta de força muscular, acúmulo de gordura, dor nas articulações, aumento do colesterol e triglicerídeos podendo chegar até mesmo a doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC.

Se a consciência pesar lembre-se que você tem 52 segundas-feira em 2019 para começar a correr atrás do prejuízo.

2. Como piorar sua saúde: Comer o que der na telha!


Você é do time que não liga para o papel dos alimentos no seu corpo? Nunca foi de se preocupar com carboidratos, proteínas, fibras e afins?

Nosso organismo é como uma máquina que precisa do combustível certo para gerar energia, se proteger e fortalecer. Enquanto isso Fast Food e alimentos super processados são verdadeiras bombas de gordura e açúcar que falham em entregar nutrientes básicos para uma boa nutrição.

Aí agora você deve estar pensando “Mas é tão bom o gosto”. Bom, quem precisa de uma alimentação balanceada, não é mesmo?

3. Como piorar sua saúde: Não beber água!


Todo mundo já ouviu dizer que o nosso corpo é 65% composto por água. A verdade é que a ela compõe aproximadamente 75% do peso de um músculo, 95% do sangue, 14% da gordura corporal e até mesmo 22% dos nossos ossos.

Algumas pessoas acreditam que isso já é o suficiente. Todos os dias o nosso organismo se utiliza de água para transportar nutrientes, oxigênio e outros componentes celulares. Ela auxilia na desintoxicação do nosso corpo, ao levar as toxinas das células para os rins, além de regular a nossa temperatura através do suor.

Biologicamente, para funcionar da maneira correta nosso corpo precisa de 35 ml por kg. Ou seja, uma pessoa de 80kg precisaria beber cerca de 2.8L de água por dia. Mas se não tiver afim de ser uma pessoa hidratada, tá sussa. Quem precisa funcionar corretamente, não é?

4. Como piorar sua saúde: Nada de cuidar da postura!


Conhece alguém que tem carinha de 20 e coluna de 80? Acredite, tem muita gente nesse barco. A coluna vertebral não só sustenta o nosso corpo como serve para proteger uma das partes mais importantes do nosso organismo, nossa medula espinhal.

Passar muito tempo sentado diariamente, não se alongar, andar de salto alto por longas distâncias, carregar pesos excessivos em mochilas e bolsas e principalmente não cuidar da sua postura podem ser tudo que você precisa fazer para tirar a sua carteirinha de fidelidade no fisioterapeuta! Que tal?

5. Como piorar sua saúde: Não fazer um Check Up!


Muita coisa acontece dentro do nosso organismo diariamente. Fatores internos e externos estão sempre interferindo na nossa saúde e no funcionamento do nosso corpo como um todo, alguns são fáceis de perceber, outros não.

Quando você dirige um carro ou pilota um avião sempre fica de olho no painel de controle em busca de “luzes de emergência” e mesmo quando elas não aparecem ainda faz de tempos em tempos uma manutenção no veículo, não é mesmo? Porque com o seu corpo tem que ser diferente?

Tem gente que acredita na teoria de que se não descobrir, não tem problema. Nosso corpo não tem luz vermelha, então até quando a ignorância vai ser uma benção?

6. Como piorar sua saúde: Confiar em “dietas mágicas”


A internet tá cheia de fórmulas mágicas para emagrecer. Desde a dieta do abacaxi até a dieta dos Óculos Azuis (É verdade esse bilete), basta uma pesquisa no google para encontrar dicas secretas de como perder 20 kg em 20 horas e o pior de tudo é que tem gente que acredita.

A quebra de gorduras em nosso corpo se dá como fonte de energia, se não exigirmos do corpo o gasto daquela energia, você provavelmente só vai estar perdendo água e massa magra. Mas o que importa é a balança, não é mesmo?

7. Como piorar sua saúde: Se sobrecarregar de trabalho!


Trabalhar nunca é demais, certo? Tá bom que o famoso Overwork está causando cada vez mais problema ao redor do mundo, agravando transtornos como depressão e ansiedade.

Os ambientes de trabalho estão buscando se tornar mais “amigáveis”, mas também está se tornando prática comum exigir cargas de trabalho cada vez maiores e acúmulos de função.

Na pior das hipóteses você não consegue nem ao menos “desligar” do trabalho na hora de chegar em casa o que prejudica seu sono e relações interpessoais.
Será que o único jeito “certo” de se trabalhar é aquele que faz mal a sua saúde?

8. Como piorar sua saúde: Dormir o mínimo possível!


Não tá afim de perder tempo? Virou costume ficar até tarde na Netflix ou Instagram e depois acordar cedo pra trabalhar? O sono é o momento que seu corpo e mente precisam para descansar e se preparar para o dia seguinte. Se você negligencia isso, os problemas podem ser graves.

Pouco sono prejudica a sua imunidade, desacelera o seu metabolismo o que prejudica na queima de gordura, diminui sua expectativa de vida além de ser um gatilho para problemas neurológicos e cardíacos. Talvez seja melhor maratonar aquela série nova no fim de semana, hein?

9. Como piorar sua saúde: Quinta é quase sexta!


Você é do tipo que até tenta se alimentar direito durante a semana, mas no final de semana o que vale é ser feliz? Se liga que essa felicidade sem freio pode custar caro. Contando com a sexta o seu “fim de semana” compõem quase a metade do seu tempo útil.

Então se você treina ou mantém uma dieta a semana toda e no fim de semana “relaxa” você vai estar na metade do tempo apenas se auto sabotando. Ninguém precisa também virar um marco de saúde e recusar experiências com os amigos e familiares por conta de uma dieta ou treino. Mas o que você deve se perguntar é: O que é exceção e o que é o comum na sua vida?

10. Como piorar sua saúde: Se conformar com a sua realidade hoje.


Por incrível que pareça eu considero que esse seja a mais perigosa maneira de você piorar sua saúde e qualidade de vida em 2019. Porque ela é o ponto de partida para todas as outras. Aqui na Mangue a gente acredita que o combustível de qualquer mudança é a atitude. É a vontade de ser melhor amanhã do que você é hoje.

Se desafiar faz parte do nosso estilo de vida e é o que nos guia dia após dia, ano após ano. Se pergunte, onde você quer chegar na sua vida? Quem você quer ser? O que você está fazendo para chegar lá? Se a resposta dessas perguntas pra você é conformismo, amigo, talvez esse post não seja tão irônico assim.

Conhece alguém que está precisando ler esse artigo antes de 2019 chegar? Compartilha com ele ou marca nos comentários! Até o próximo post!


Ainda não treina conosco? Está na hora de dar esse passo para cuidar de você!

Basta clicar no banner abaixo e agendar sua aula experimental!

 

Facebook Comments