Assim com outras modalidades esportivas, como boxe ou futebol, o Crossfit possui sua metodologia própria de treinamento. Essa metodologia surgiu através de conceitos únicos acerca dos treinamentos físicos. A postagem de hoje vai falar sobre a metodologia de treino do Crossfit!

Conheça a metodologia de treino do crossfit


O Crossfit foi criado algumas décadas atrás por um revolucionário da indústria fitness, o personal trainer americano Greg Glassman. Greg tinha uma metodologia de treino para o Crossfit apoiada em conceitos novos, simples e objetivos. Seguindo essa objetividade, ele conceituou saúde e condicionamento físico de uma forma simples (porém rica) de ser compreendida, essa conceituação foi tão bem feita que ela se tornou indispensável para qualquer treinamento que você venha a fazer.

O Crossfit foi quem inseriu no mundo fitness o formato de “box”, caracterizados pelos galpões abertos e simples, sem a presença de máquinas e contando com aparelhos como bolas, kettlebells, barras e argolas penduradas no teto. O que Greg Glassman fez foi desenvolver o conceito de treinos constantemente variados, os treinos diferentes todos os dias. Ele também conceituou a alta intensidade dos treinamentos e transformou isso numa ideia palpável e de fácil compreensão, o que tornou esse conceito mais fácil de ser testado e comparado.

Como bom empresário americano, Glassman enxergou no Crossfit uma ótima oportunidade de criar um grande negócio com o esporte. E assim, o esporte foi crescendo ao redor do mundo, cada lugar com sua própria metodologia e a cara dos donos dos boxes. Essa não padronização ajudou muito o crescimento do esporte, por exemplo, em tempos passados não se fazia força/técnica e o WOD. Era um ou outro.

A globalização e modernização do esporte fez com que outros elementos fossem introduzidos nos conceitos de Greg, que acreditava em treinos curtos e intensos. Atualmente, o processo de aquecimento é mais elaborado, o conceito de Cool Down foi criado, os treinos de técnica e força são feitos junto com os treinos metabólicos, além de outras variações que só trouxeram coisa boa ao esporte.

Metodologia de treino Manguetown


A metodologia de treino do Crossfit continua evoluindo e se reinventando, como um eterno laboratório. E como não é diferente, aqui na Manguetown temos nossa própria metodologia de treino para oferecer o melhor desempenho sempre para nossos alunos.

Aqui na Manguetown, além do Crossfit, oferecemos aulas extras como as de LPO (auxiliando na melhora da técnica e aplicando um dedinho a mais de força), aula de ginástica (também têm objetivo técnico, melhorando a performance de nosso corpo durante a prática do Crossfit), aula de recovery (auxiliando a melhora de nossa mobilidade e flexibilidade) e a aula de endurance (um trabalho específico no exercício mais funcional que existe, a corrida). Além de todas essas aulas extras, os alunos ainda podem se aventurar no universo de competições profissionais do Crossfit com a Mangue Competition!

O objetivo da Mangue foi criar uma metodologia de treino completa, que todos consigam alcançar seus objetivos, trabalhando com a expectativa de que todos consigam estar bem condicionados. Foi pensando nisso que criamos o “Mangue Cardio”. Essa aula é baseada na pirâmide de prioridades de um treinamento físico que fora criada por Greg Glassman. Nossa aula de Mangue Cardio cobre a lacuna da metodologia tradicional do Crossfit, que é apenas ter uma hora de treino para diversas potencialidades do corpo. Em nosso Mangue Cardio, focamos apenas na resistência aeróbia que exige um tempo maior de esforço porém uma intensidade não tão alta.

É procurando novas alternativas para desenvolver treinos mais eficientes que a Crossfit Manguetown e seus coaches vem trabalhando incessantemente. Com muita humildade e passos firmes, vamos construindo um crescimento saudável, sustentável e orgânico, como todo bom Crossfitter deve ser.

Veja o vídeo abaixo e conheça nossa aula de Mangue Cardio.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu recado nos comentários e até o próximo post!


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